Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rosa Maria

Se fosse rica não limpava, não lavava, não arrumava, não cozinhava porque tinha de ser. Mas como não sou...

Rosa Maria

Se fosse rica não limpava, não lavava, não arrumava, não cozinhava porque tinha de ser. Mas como não sou...

14
Fev17

Dia dos Namorados * Panna Cotta de frutos vermelhos

Rosa Maria

Aviso prévio para pessoas que têm o mesmo habito que eu - não ler a receita até ao fim . Esta receita, apesar de fácil e rápida, deve ser feita pelo menos 3 horas antes da refeição para a qual serve de sobremesa.

 

IMG_3149.JPG

 

Tendo eu decidido dar inicio a este espaço no dia 14 de Fevereiro, tinha de escolher uma receita fácil, rápida, económica e romântica. Tudo ao mesmo tempo.

Aquele tipo de doce que praticamente toda a gente gosta e que qualquer marido, namorado ou homem apaixonado consegue cozinhar em menos de nada para impressionar a mulher amada.

Aproveitei e fiz para o meu querido marido a sobremesa que ele mais gosta - Panna Cotta de frutos vermelhos.

Quando tenho frutos vermelhos em abundância em casa, e tempo para o fazer, opto por fazer eu mesma a calda para colocar sobre a panna cotta, no entanto, quando não tenho (tempo ou frutos vermelhos ) uso uma geleia de qualidade que faz quase, quase o serviço.

Ora deixa-te lá de conversas e diz como é que se faz a panna cotta, ó Rosa! Digo sim senhor/a.

 

Ingredientes para a panna cotta:

200 ml de natas 

200 ml de leite

100 gr de açúcar

4/5 folhas de gelatina

 

Preparação:

Numa taça com água fria colocar de molho as folhas de gelatina.

Reservar.

Numa panela pequena colocar o leite, as natas e o açúcar. Levar ao lume branco e mexer bem com a vara de arames até que o açúcar se dissolva totalmente no leite + natas. Não deixar levantar fervura.

Quando o açúcar estiver dissolvido, escorrer as folhas de gelatina e juntar ao preparado. Mexer sempre até que a gelatina se dissolva totalmente no preparado (natas + leite + açúcar, é conveniente esclarecer para os novatos, porque isto de estar sempre a falar do "preparado" pode baralhar ).

Uma vez dissolvida a gelatina retirar do lume (sempre lume brando). Colocar em taças (para o dia dos namorados as mais bonitas que encontrar ).

Deixar arrefecer um pouco e levar ao frigorífico durante, pelo menos, 3 horas.

 

IMG_3124.JPG

IMG_3125.JPG

IMG_3126.JPG

 

IMG_3127.JPG

 

Ingredientes para a calda:

250 gr. de frutos vermelhos

50 gr. de açúcar

100 ml de água

 

Preparação:

Colocar todos os ingredientes numa panela pequena e deixar levantar fervura.

Deixar reduzir (para os novatos significa deixar cozinhar até que a fruta se desfaça e liberte todos os sucos e que a água gradualmente se evapore, ou seja, deixa de estar liquido para ficar uma espécie de geleia. numa primeira fase fica quase aguado, mas quando arrefece fica uma calda).

Reservar para que arrefeça.

 

IMG_3135.JPG

IMG_3136.JPG

IMG_3139.JPG

  

Para servir pode ser desenformada da taça ou pode ser servida na taça com a calda por cima. Normalmente é assim que faço em casa porque o desenformar nem sempre corre bem.

 

IMG_3145.JPG

 

Espero que gostem (e que agradem ).

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mytaste.com.pt

Copyright

Sei bem que já ninguém vai inventar o pão de ló. Farinha, ovos, leite e açucar podem sempre resultar num bolo. Mas há várias formas de fazer uma mesma coisa. As receitas que aqui coloco são a minha versão. As receitas que sejam inspiradas em livros, sites, blogs de outros autores serão devidamente identificadas. Posto o exposto, agradeço que não sejam copiados ou transcritos os textos deste blog e que em caso de utilização das receitas seja feita a devida referência ao espaço. A gerência agradece. Caso queiram entrar em contacto comig podem faze-lo para: blogdarosamaria@sapo.pt.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D