Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rosa Maria

Se fosse rica não limpava, não lavava, não arrumava, não cozinhava porque tinha de ser. Mas como não sou...

Rosa Maria

Se fosse rica não limpava, não lavava, não arrumava, não cozinhava porque tinha de ser. Mas como não sou...

23
Fev17

Validade dos produtos cosméticos

Rosa Maria

IMG_3152.JPG

 

A semana passada, enquanto andava às compras no Jumbo aproveitei para dar uma vista de olhos nas gamas de cremes para cuidado da pele do rosto. O Jumbo do Fórum Almada é bastante grande e têm muita variedade de marcas, onde por vezes conseguimos encontrar bons produtos a preços reduzidos.

Encontrei a Bioten, uma marca que não conhecia mas que me luziu o olho considerando que todos os produtos indicavam não ter parabenos, parafina nem …

Com preços apelativos decidi experimentar. Comprei o creme de dia, o creme de contorno dos olhos (para ver se faz milagres com as minhas olheiras) e o creme de noite que é revitalizante e anti rugas (o meu primeiro anti rugas ).

Contente com as minhas compras chego a casa e vou guardar tudo quando me apercebo das datas de produção, dois dos produtos tinham sido produzidos em 2015 e um em 2014.

Fiquei preocupada. Será que estavam a tão bom preço porque já não estavam na data de validade? Estranho.

Decidi procurar na internet informações sobre as datas de validade dos produtos cosméticos para saber se tinha ou não de pegar em mim e ir direita ao Jumbo para devolver os produtos.

Encontrei então este post, no blog “Body Shop Mania”.

Podem ler o post todo que está muito claro, mas de forma resumida existem dois tipos de validade:

 

1 – A validade de prateleira ou shelf life. Esta é a validade que o produto tem ainda na embalagem, ou seja, sem ser aberto. A validade que permite ter o produto em venda ao publico. Para os produtos cosméticos esta validade é, em média, de 2 a 3 anos, mas pode ir até 5 anos.

2 – A validade após aberta a embalagem. Esta validade pode variar entre 6 meses, 12 meses e 24 meses. Por regra esta validade está indicada na embalagem com o desenho de um frasco com tampa levantada e a indicação de 6M, 12 M e 24M (ver foto abaixo).

 

IMG_3155.JPG

 

IMG_3156.JPG

 

Assim, fiquei descansada porque todos os produtos estavam dentro da validade prevista.

Entretanto já tinha visto todos os produtos que tinha em casa, das pastas de dentes aos shampoo e o que verifiquei é que praticamente nenhuma das marcas tem a validade de prateleira no produto. Contudo todos têm a validade do produto após abertura.

 

Espero que tenha sido útil.

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mytaste.com.pt

Copyright

Sei bem que já ninguém vai inventar o pão de ló. Farinha, ovos, leite e açucar podem sempre resultar num bolo. Mas há várias formas de fazer uma mesma coisa. As receitas que aqui coloco são a minha versão. As receitas que sejam inspiradas em livros, sites, blogs de outros autores serão devidamente identificadas. Posto o exposto, agradeço que não sejam copiados ou transcritos os textos deste blog e que em caso de utilização das receitas seja feita a devida referência ao espaço. A gerência agradece. Caso queiram entrar em contacto comig podem faze-lo para: blogdarosamaria@sapo.pt.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D